domingo, 26 de dezembro de 2010

Medo


Afinal, o que é o medo? Sente medo de alguma coisa? De alguém? No dicionário está o seguinte:

medo (ê)
(latim metus, -us)
s. m.
1. Estado emocional resultante da consciência de perigo ou de ameaça, reais, hipotéticos ou imaginários. = fobia, pavor, terror
2. Ausência de coragem (ex.: medo de atravessar a ponte). = receio, temordestemor, intrepidez
3. Preocupação com determinado facto ou com determinada possibilidade (ex.: tenho medo de me atrasar). = apreensão, receio
4. Pop. Alma do outro mundo. = fantasma

Não adianta, por mais corajoso que seja, toda pessoa tem algum medo. Tenho medo de ficar só, medo de pedir socorro e ninguém me ver, medo de pessoas, de aranha, de perder quem eu amo. Medo nada mais é um sentimento incomodo que te mostra aquilo que você não quer ver, ouvir, falar... Dentro da nossa complexidade como ser humano, o medo revela que somos frágeis, que todo mundo tem seu momento de fraqueza, e nem sempre nos esforçamos para superarmos essa barreira, ora por falta de capacidade, ora como depender das outras pessoas.
O medo também pode nos impulsionar resultados negativos e positivos, você quebra o medo a partir de uma necessidade. Como por exemplo, na infância, você brinca de bola aí ela para em um local escuro, o medo do escuro faz que você crie resistência para você não ir atrás da bola, mas a necessidade que você tem para brincar é maior, então você vence o medo. Ou também, quando você for pegar a bola, um monte de monstros imaginários surgem dentro do escuro, lhe causando trauma. A necessidade tem que ser maior do que o medo, mas, quando o medo para ser quebrado depende do outro? Ele não se quebra! Um pai sempre terá medo de perder seu filho, o que lhe causa outros sentimentos como de preocupação abrindo espaço para novas possibilidades e necessidades.
Ter medo não é ruim, é natural, provém da essência do ser humano. Basta-nos controlá-lo, usando o medo como propulsor para satisfazer nossas necessidades. A medida que você for amadurecendo, você lidará com o medo com mais facilidade. Enquanto isso, vou lidando com meu medo como da forma que eu sempre o trato, de transformar-lô em algo positivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não precisa está cadastrado no google, apenas comente! Sua participação é importante! E se gostou, publique!