domingo, 17 de julho de 2011

Liberdade condicionada


Conquistei minha liberdade, consigo fazer o que eu quero, decidir sobre minha vida e minhas ações, mas existe algo que me intriga, até onde a liberdade pode ir? Minha liberdade interfere em terceiros? E afinal, eu realmente tenho liberdade? Venho me questionando, debatendo e formulando respostas, e finalmente cheguei em uma conclusão.
A liberdade é ilusória, você não é livre plenamente, a moralidade e a sociedade irá te impor regras, o que é possível é a permissão dentro do limite de aceitação. A liberdade é uma prostituta, "faço o que eu quero até onde posso", o conceito errôneo de liberdade é "fazer o que quer", mas você tem um limite imposto por enes fatores, que "vai até onde você pode". As pessoas querem liberdade para sair de casa, ou para voltar, querem ter o direito de fazer o que bem entender, serem independentes, e acha que com isso, tem a liberdade. NÃO! Você não possui liberdade de fato, você tem permissões e concessões conquistados arduamente. Não existe um indivíduo que é totalmente livre, (e digo liberdade no amplo sentido na palavra, nas suas ações, sentimentos e dentro da sociedade) pois ela é condicionada. Não tem como você sair pelado e exigir não ser notado, não tem como ficar feliz se alguém que você ame morra, e sempre haverá a pressão da sociedade para julgar seus parâmetros de comportamento e ações.
Aqueles que possuem "liberdade" ou estão vivendo fora de uma sociedade, ou estão vinculados com poder. E dentro do nosso sistema capitalista, a liberdade também é comprada. Você pode ter tudo que quiser, e fazer o que bem entender, basta financiar sua. Talvez sua NECESSIDADE pode ser associada com sua LIBERDADE, quantas vezes escuto pessoas se iludindo, querendo alcançar a maior idade, achando que terá mais respeito, será escutado, irá ganhar o mundo, (e a propósito, se você for uma dessas pessoas, parabéns, acabei de desconstruir uma "verdade" sua!) mas isso, é só porque essas pessoas querem apenas chegar em casa mais tarde sem serem julgadas, necessidade. Mas pior e mais complexo de se pensar, é a sua "liberdade" para com o próximo, e essa é SEMPRE condicionada, são infinitas ações que você pode tomar, mas essas podem causar reflexos em terceiros. O exemplo clássico disso, são os pais, que podem tomar qualquer rumo em suas vidas, mas pode se refletir na vida de seus filhos. Você pode muito bem sair por aí querer pegar todas(os), mas com toda certeza, terá que ter "sangue frio" para arcar com um despertar de um amor, se ainda querer ser livre e pegar todas(os).
Para resumir, creio que a liberdade ela é ilusória, finita e puta, mas caaaaaalma! A liberdade não é negativa, ela é distorcida, assim como a maioria das "verdades" que construímos. Eu não tenho liberdade, mas tenho o "senso de liberdade", é como as asas de Ícaro, eu posso voar, só não posso ir muito alto ou ir muito baixo, mas consigo voar aonde quiser dentro dessas condições. Temos que repensar sobre o próximo, as nossas ações, os nossos sentimentos. Para que a nossa liberdade não termine aonde a do outro começa, mas que surja um novo conceito de liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não precisa está cadastrado no google, apenas comente! Sua participação é importante! E se gostou, publique!