quarta-feira, 2 de maio de 2012

Por uma nova concepção


Adentrei profundamente em análises e questionamentos inquietantes sobre a realidade e o modo que a interpreto, tive que entrar nas concepções de Marx, Engles, Durkheim, Platão e Heiddeger para que finalmente tivesse uma visão mais ampla dos acontecimentos externos e internos. Mantive-me em cativeiro até completar meu ciclo conflituoso para expô-lo da maneira mais clara possível, pois acredito que o(a) leitor(a) irá se identificar e se sentir instigado(a) a pensar e criticar o meu posicionamento. Enfim, pude gritar "eureka", acabei de descobrir de forma mais coesa no que se baseia a sociedade, os reflexos causados por essa base dentro do mundo essencial (ou mundo das ideias) e o que quais as ações que os indivíduos tomam ao adquirir consciência desses problemas.
O primeiro questionamento que fiz foi em relação dos reflexos da nova realidade sobre meus laços afetivos. O grande temor era de torná-los superficiais, e gradativamente, desvanecidos pela situação. Como então manter o processo construtivo dos meus laços? Quais são os fatores que dificultam a interação? Como resolver isso? Bem, primeiramente, tive que entrar em uma análise de viés positivista, o pensamento Durkeiminiano do fato social coercitivo, e outra Marxista, a adesão da ideologia opressora e seus reflexos dentro do modo de vida dos indivíduos. Nota-se a necessidade das pessoas realizarem suas obrigações para alcançar seus objetivos, expostas a rotinas enfadonhas, tornando o convívio social pragmático. Eu fui testemunha disso, era como ter um temor de mim mesmo, olhava-me no espelho e me oprimia, sentia-me sufocado, não tinha tempo de pensar sobre o que estava acontecendo internamente, eu apenas via as pessoas colocando seus problemas atrás das suas máscaras, é como se elas começassem a pregar em seus rostos, e que a cada dia que passava, ficava mais difícil retirar isso. E quando notei, eu também estava com a minha máscara, mais densa, mais forte, como se ela quisesse retirar a minha humanidade e consciência. Cheguei ao limite de me sentir vazio, uma besta cheia de informações e quase nada de sentimentos, e das vezes que tentei retira-lá sozinho foi extremamente frustrante, pensei que fosse aceitar aquilo tudo e deixar aquilo me consumir. Foi quando estive bem perto de perder alguém existencialmente, todos aqueles sentimentos “extraviados” foram surgindo de uma vez, dor e indignação, chorava tanto por ser impotente, de ver por um fio toda a construção que fiz a ser demolida. E a culpa foi de quem? Minha? Dessa pessoa? Não, foi de toda uma coercitividade, estávamos tentando atender da melhor maneira o modelo, de não sentir para produzir. Tínhamos em mente a individualidade e o egoísmo, que sempre nos é estampado, “independência financeira, alto nível de intelectualidade, VENÇA NA VIDA”. No mesmo dia, chegamos às conclusões que não era possível negar a própria essência, somente cativar o que já estava construído, naquele momento, senti-me revigorado, com ódio e uma vontade imensa de priorizar as pessoas e viver na simplicidade.
 Foi quando eu percebi que a superficialidade começava a invadir meus relacionamentos e pensamentos, sinto-me tão oprimido por essa ideologia dominante por essas necessidades insanas de se submeter ao sistema, por que eu tenho que aceitar essas condições se o que mais valorizo na vida não se vincula e nem se assemelha a essa ideologia? Quem decidiu as importâncias? Fiquei tão sufocado que me rendi às superficialidades, que era a única coisa que poderia viver em um curto período de tempo. Foi quando senti uma sensação estranha nos meus laços, ao mesmo tempo em que eles se apertavam, ficavam mais finos, ou seja, eu sentia a vontade de cada um de permanecer unido e também sentia a superficialidade criando espaços mais fortes. Isso era tão absurdo de se pensar pelo medo de tê-los por conveniência ou somente pelo tempo que construí aquele laço. Consegue enxergar, Leitor(a)? À medida que você entra na idade produtiva a cobrança por está nela é muito maior, a pressão de todos para que você construa algo sólido e rentável lhe dá uma sensação de obrigação, para que não pense em coisas que não lhe tragam algum resultado “útil”. Olhe o tanto de reflexos, de como esquecemos nossas vontades e aderimos outra que é refém de um capital, seja ele cultural, ou econômico.
Todos esses conflitos me deram uma profunda reflexão e necessidade para uma nova concepção do meu ser, dos meus laços e da sociedade no qual estou inserido. Toda essa estrutura se baseia no equilibro dos antagonismos entre eles, ou seja, o meu ser, que deseja existir de forma livre e intensa, está submetido aos laços formados, que detém o poder de deixá-lo existir, e que, por sua vez, todo esse conjunto está submetido ao fator coercitivo da sociedade, que não deixa o ser-em-si e nem os laços formados se desenvolverem e fortalecerem de modo aleatório. Os conflitos dessas partes se cessam quando alguém cede mais ou menos espaço no campo, por exemplo, esquecer toda essa baboseira, fecha-se para o mundo e apenas viver na funcionalidade do seu objetivo, isso iria “superficializar” suas relações sociais e ser valorizado pela sociedade, ou ao contrário, entender que isso é importante e desvalorizar a ideologia opressora, sendo afetado pela sociedade e tendo como referência suas construções dos seus laços (e outras coisas) no mundo das ideias. Particularmente, leitor(a), tento acabar com esses antagonismos despertando nos meus próximos a capacidade analítica e a sensibilidade, pois, para mim, tendo essas ferramentas, é possível o indivíduo pensar em sua realidade de forma racional e sentir de maneira intensa os reflexos causados desses conflitos. O meu receio não é que todos tenham os mesmos sonhos, mas é que todos tenham seus sonhos presos a um fator, pois, a partir do momento que não posso ser livre no sonho, não posso afirmar que sou eu que estou sonhando. Em suma, quero deixar proposto um novo tipo de saber, que não seja baseada nas maneiras tradicionalistas de construção do pensamento, nem sujeito ao idealismo e nem no empirismo, mas que sejam fundamentados em novos e diferentes conceitos para a compreensão abrangente de toda a realidade social e existencial.

E com vocês, Raul Seixas!
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não precisa está cadastrado no google, apenas comente! Sua participação é importante! E se gostou, publique!